Teletrabalho: O que é e suas principais vantagens

Texto escrito por: Heloisa Lima – @lfhelo

Também conhecido como trabalho remoto, freelance e até home office, o teletrabalho tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente em tempos de Coronavírus. Mas você sabe o que realmente é o teletrabalho e porquê esse tipo de trabalho deve ser levado para depois da pandemia? 

Continue acompanhando para descobrir o que é o teletrabalho e suas principais vantagens. 

A OIT (Organização Internacional do Trabalho), caracteriza o teletrabalho como qualquer forma de trabalho realizada longe do escritório ou centro de produção. Ou seja, o teletrabalho é uma jornada de trabalho normal realizada fora do ambiente empresarial e tradicional que conhecemos. 

Atualmente, cada vez mais pessoas tem sido adeptas desse novo jeito de trabalhar. Entretanto, na hora da contratação para um teletrabalho, é importante formalizar e estabelecer todas regras da empresa para o contratado. 

Por conta do novo Coronavírus, muitas empresas têm adquirido essa nova forma de trabalho a fim de prevenir, evitar o contágio do novo vírus e manter o funcionamento. Contudo, algumas dessas empresas já estão pensando em adotar o teletrabalho mesmo depois da pandemia, isso porque ele tem se mostrado bastante eficiente e algumas vezes, até mais lucrativo. 

Os benefícios do teletrabalho são vários e vão desde maior qualidade de vida dos colaboradores até mesmo diminuição de gastos da empresa. 

Saiba agora quais são os principais benefícios:

Aumento da produtividade 

O aumento da produtividade do teletrabalho é um dos principais motivos pelo qual essa modalidade é extremamente válida e útil para todas as empresas. Isso acontece pois o trabalhador evita diversos estresses diários, como trânsito e a locomoção até o escritório. 

Com o tempo poupado no descolamento e no trânsito até escritório, no teletrabalho o colaborador pode descansar mais, além de também poder escolher um ambiente confortável e calmo de casa para colocar o trabalho em dia, o que muitas vezes pode gerar mais produtividade. 

Antes de adotar a prática de teletrabalho para seus colaboradores, certifique-se de que todos eles terão acesso à internet e à bons equipamentos para que o trabalho possa ser realizado com qualidade e sem nenhum estresse ou preocupação. 

Redução de custos 

Uma empresa que opta pelo teletrabalho, mesmo que seja parcialmente, consegue reduzir significamente os custos. Isso acontece pois com os colaboradores trabalham em casa, não há necessidade de investir grande quantidade de dinheiro em um lugar só para a realização dessas atividades que estão sendo realizadas em casa. 

Além do custo com o espaço, outros custos que são importantes para o funcionamento de uma empresa também são reduzidos, como água, luz e internet. A redução desses gastos pode auxiliar a empresa conseguir mais lucros e até proporcionar mais benefícios aos colaboradores. 

Maior Flexibilidade

Por não precisar ir até o escritório, algumas empresas liberam para que seus funcionários criem seus próprios horários, desde que cumpram com o que precise ser entregue.

Dessa forma, os colaboradores podem aproveitar o maior pico de produtividade para realizar os trabalhos, e não necessariamente passar o tempo de escritório na frente do computador. 

Por esses motivos, muitas empresas já estão buscando como implantar o teletrabalho mesmo depois da pandemia com o objetivo de conseguir melhores resultados para a empresa e para a equipe de trabalho. 

Antes de implementar totalmente a prática do teletrabalho na sua equipe, faça experimentos e vá aos poucos, assim você consegue ver o time está se adaptando e como pode oferecer melhorias antes de adotar totalmente essa modalidade de trabalho. 

Outro cuidado que sua empresa deve ter antes de implantar o teletrabalho, certifique-se de que todos os seus colaboradores entendam como essa modalidade funciona e esclareça todas as dúvidas. Esclareça também como funcionará a jornada de trabalho, férias e 13º salário. Nenhuma questão burocrática deve ficar para trás. 

Ficou com alguma dúvida ou quer implementar o teletrabalho na sua empresa e não sabe por onde começar? 

Entre em contato e continue acompanhando o conteúdo do nosso blog! 

Para saber mais, nos mande um WhatsApp: (41) 98501-8165.

Teletrabalho: O que é e suas principais vantagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo