Como a Diversidade pode revolucionar a sua empresa.

DIVERSIDADE: É um substantivo feminino.

  1. qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado; variedade.
  2. conjunto variado; multiplicidade.

O mundo vem se posicionando cada vez mais a favor do respeito e atenção ao próximo, fazendo com que a diversidade dentro das empresas seja uma discussão necessária. Temas como acessibilidade, empoderamento e preconceitos se tornaram frequentes na política, na vida pessoal e profissional das pessoas. Temos nos distanciado de lugares que não respeitam a individualidade de cada um e que desejam impor um sistema preconceituoso, pautado muitas vezes em teorias. Aderir a essa cultura de diversidade é urgente, não somente por ter uma grande visibilidade, mas também por questões sociais, essas que farão a diferença no futuro do nosso país. 

Números no Brasil
As diferenças existem e não podemos fechar os olhos para elas, devemos aceitar que todo mundo tem seu lugar e brilho próprio. Apesar do erros que cometemos nas urnas eletrônicas, nosso país está aprendendo, a passos lentos, a respeitar e aceitar as diferenças.

Campanhas publicitárias grandiosas, têm sido usadas por grandes empresas brasileiras, para disseminar ainda mais a diversidade, o respeito e o amor ao nosso povo, esse, distinto e multicultural.
Movimentos sociais e até mesmo políticos, se empenham e ajudam para que a diversidade seja vista como algo comum, o que é. 



Mas nem tudo é uma cachoeira geladinha num dia de muito sol:

Dados do IBGE do ano de 2019, alegam que:

  1. Por diferentes regiões do país, por gênero – as mulheres ganham, em geral, bem menos que os homens mesmo exercendo as mesmas funções -, por raça e cor: os trabalhadores pretos ou pardos respondem pelo maior número de desempregados, têm menor escolaridade, ganham menos, moram mal e começam a trabalhar bem mais cedo exatamente por ter menor nível de escolaridade.
  2. Somos o 5º país mais violento para mulheres no mundo, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada.
  3. De acordo com um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, no ritmo atual seriam necessários 59 anos para que mulheres e homens atingissem situação de plena igualdade no Brasil.
  4. A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado. Apenas 6% dos negros tem diploma universitário.
  5. A cada hora um gay é vítima de violência física no Brasil, e a cada 26 horas um gay é morto.
  6. A maioria das crianças com síndrome de down, passam a infância isoladas por não serem aceitas nas escolas, jovens não conseguem empregos e idosos ficam em instituições.

Infelizmente, estes são os números que ainda permeiam a realidade do nosso país, que sempre foi conhecido pela riqueza de diferenças, seja diversidade humana, diversidade social, diversidade cultural, diversidade religiosa ou diversidade étnica.



No Brasil, poucas empresas inserem a diversidade na pauta de sua agenda estratégica. Um estudo com 170 empresas realizado pelo Hay Group no Brasil identificou que apenas 5% procuram saber como seus funcionários percebem o ambiente de diversidade no dia a dia de trabalho. Quando olhamos para países com economias mais maduras, como Estados Unidos e países da Europa, esse número salta para 20%. Mas por que a diversidade é um tema relevante para os negócios?

Mas o que sua empresa tem a ver com isso? Tudo!
Dá uma olhada nesse artigo que trouxemos para vocês e veja o que pode mudar na sua instituição.

O que é a diversidade nas empresas?

A diversidade dentro da empresa é reunir, em um quadro de colaboradores e em sua política, pessoas que sofrem algum tipo de rejeição social em razão de sua classe econômica, gênero, orientação sexual, etnia, deficiência, religião e outras questões que servem de gatilho para o preconceito e a intolerância. 

É importante ter em mente que trabalhar esse multiculturalismo não é questão de priorizar determinados grupos de pessoas, mas considerar que suas habilidades como profissional e também suas pessoalidades estão acima de suas escolhas e características. 

Qual a importância de promover essa diversidade?

Essas questão tem sido vista com outros olhos, tanto no âmbito pessoal quanto ambiente profissional. A promoção da diversidade no universo corporativo mostra padrões de funcionários mais felizes e dispostos em seus trabalhos.

Também aumenta a retenção de colaboradores, fortalecendo o conceito de marca empregadora que cria uma aceitação diferente e correta, inclusive, pelo mercado de forma geral — por quem não conhece diretamente o propósito e o que a empresa prega e faz para a sociedade ser um lugar melhor. 

Por isso, Por isso, a promoção de um ambiente mais diverso em todos os aspectos — não só na questão de gênero, mas também de religião, inclusão de pessoas com deficiência etc. — cria um valor totalmente diferente daquele presente em empresas que não se preocupam com esse tema.

Além disso, gera a admiração das pessoas, tanto de quem trabalha e está empenhado com isso dentro das corporações, quanto de quem está procurando uma nova oportunidade e tem o interesse de atuar em uma empresa onde a diversidade não está só escrita na parede, mas realmente sendo aplicada.

Como garantir a diversidade nas empresas?

A diversidade deve ser uma preocupação de todos dentro da empresa. Garantir que essa prática se torne um hábito, significa dar oportunidade para que a pessoa desempenhe melhor suas funções, sem sentir-se acuada ou sem caminho, independente do seu género, do que gosta e de como pensa, jamais devemos deixar que um funcionário ou até mesmo a diretoria da empresa, não siga a risca essa política. O ambiente ideal é aquele que respeita e sempre está aberto a receber diversos perfis. 

A empresa deve contratar pessoas de diferentes estilos e gêneros, gostos e peculiaridades, porém tem o dever de criar um ambiente de aceitação de todos os grupos. O comprometimento e dedicação nesta área, fará com que sua empresa seja um símbolo e alcance um novo patamar.

Isso pode ser percebido por meio de práticas de comunicação. Um diálogo bem construído entre todos os membros das equipes, líderes e gestores é capaz de transformar pensamentos. Questionar-se a respeito dos valores da organização também é uma forma de garantir a diversidade:

  • Quais são os nossos valores?
  • Qual a nossa cultura?

Essas questões devem ser empregadas e valem para todo e qualquer integrante do quadro de colaboradores. Quando pensamos nas questões sobre ética e respeito ao próximo, estamos tratando de valores. A empresa precisa entender isso e disseminar uma cultura a favor de melhores práticas, comportamentos e posturas.

Nesse contexto, é necessário intervir, advertir e levantar algumas questões quando for preciso. Por exemplo, não aceitar que certas brincadeiras aconteçam em um ambiente de trabalho que promove uma abertura para a diversidade de gênero.

A consciência inclusiva e respeitosa deve partir da empresa para com os trabalhadores. O exemplo deve vir da liderança que, se não estiver engajada, terá dificuldades para disseminar bons valores aos demais colegas de trabalho.

A empresa deverá  se posicionar ao lado do valor que sempre prega, tornando inadmissível o rebaixamento de um profissional por outro, por qualquer motivo.

Como é possível garantir a diversidade nos processos seletivos?

O recrutamento deve sempre garantir que a escolha seja feita em cima do melhor perfil profissional, embasando a contratação com o cargo disposto e se aquela pessoa está apta para exercê-lo. Então, o trabalho de seleção — seja de uma consultoria ou da área de Recursos Humanos da empresa contratante — é ter certeza de que o perfil contratado é a alternativa ideal para aquela função.

Com a cultura da empresa sempre em transformação positiva, de aceitação e respeito ao próximo, a escolha do quadro de funcionários, será pautada em cima do valor de diversidade da empresa, acuando quem não se encaixa no perfil. A liberdade para ser quem a pessoa é, aumentará as chances de contratação de pessoas cada vez mais engajadas. 

O respeito à diversidade começa no momento em que a seleção não acontece por influência da idade, gênero ou orientação sexual, mas sim pela capacidade técnica e comportamental do candidato. Entretanto, para que isso seja possível, é preciso trabalhar a cultura da empresa antes.

Quais são as vantagens para o seu negócio?

Empresas adeptas da diversidade ganham visibilidade perante a concorrência. Negócios que demonstram domínio e respeito por essas questões, se preocupando com o bem-estar dos indivíduos, viram assunto em redes sociais e entre rodas de amigos, colaborando para a atração e retenção de talentos.

Sabia que organizações que investem em diversidade são mais inovadoras e crescem mais rapidamente?

Atualmente, as pessoas buscam lugares onde possam ter um propósito para trabalhar, não considerando somente o salário que ganham. Por isso, a promoção da diversidade na empresa gera engajamento e cria uma cultura única para o negócio. Todo mundo procura lugares onde se sintam bem, respeitados e acolhidos.

O colaborador vê valor agregado em fazer parte de uma organização que pensa dessa forma, enquanto o contratante percebe o valor em ter sempre o melhor do que cada um pode oferecer, independentemente da pessoa, gerando benefícios a todos.

A diversidade nas empresas deve ser amplamente discutida, disseminada e respeitada. Não cabe mais às gerações atual e futura o cultivo de ambientes hostis. É preciso que os gestores se posicionem e abracem todas as causas, afinal, a competência não tem classe, cor ou gênero.

Por fim, aceitar a diversidade não é apenas conseguir lidar com gêneros, cores ou orientações sexuais distintas, mas principalmente respeitar ideias, culturas e histórias de vida diferentes da sua.

Devemos ser diversos, pois é dessa diversidade dos nossos seres, que nos tornamos únicos e essenciais.

Quer saber mais em como a diversidade pode ser boa para sua empresa e a comunidade que ela engloba? Manda uma mensagem aí, comenta se gostou e compartilha com seus amigos. Quanto mais amor e respeito conseguirmos espalhar, melhor será nosso presente e teremos um futuro brilhante!

A Apoia é uma empresa que incentiva a diversidade.  

Fontes:

https://endomarketing.tv/diversidade-nas-organizacoes/#.Xin2eMhKjIU

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-12/ibge-brasil-tem-14-de-sua-populacao-vivendo-na-linha-de-pobreza

https://www.estadao.com.br/noticias/geral,correcao-a-cada-hora-um-gay-sofre-violencia-no-brasil,1596098https://fotos.estadao.com.br/galerias/cidades,os-20-paises-mais-violentos-para-mulheres,24220

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/12/17/desigualdade-de-genero-no-trabalho-so-acabara-daqui-a-257-anos-aponta-forum-economico-mundial.ghtml

https://hbrbr.uol.com.br/diversidade-inclusao-ou-estrategia/

http://fotos.estadao.com.br/galerias/cidades,os-20-paises-mais-violentos-para-mulheres,24220

https://www.estadao.com.br/noticias/geral,correcao-a-cada-hora-um-gay-sofre-violencia-no-brasil,1596098

Como a Diversidade pode revolucionar a sua empresa.

Um pensamento em “Como a Diversidade pode revolucionar a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo