A importância do treinamento e valorização dos funcionários

Tanto se fala em bom atendimento ao cliente, porém, poucas estratégias são firmadas para o desenvolvimento de equipe, faltando também investimento em treinamentos e motivações para que isso aconteça. O treinamento e desenvolvimento nas empresas desempenha um papel essencial na qualificação de funcionários, interferindo diretamente com os resultados da sua empresa. 

Um bom gerenciamento, aliada à constante atualização de equipe, capacita e desenvolve habilidades diversas de colaboradores, trazendo benefícios de curto a longo prazo.

Além disso, motivar sua equipe, com premiações, folgas e até mesmo cursos que os ajudarão tanto no momento em que vivem a experiência da sua empresa, quanto em um futuro trabalho, farão seu estabelecimento alcançar um novo patamar. 

A sua equipe será a cara da sua empresa, por isso, devemos tratá-los como queremos que eles tratem os clientes.

Neste artigo vamos te mostrar a importância de valorizar e treinar os seus funcionários e o quanto isso pode trazer de benefício para sua empresa.

Continue com a gente e aprenda a capacitar sua equipe, para que ela trabalhe em conjunto com o crescimento que você espera.

O ambiente de trabalho, geralmente, vem dotado, algumas vezes, de pressões, influências e outras contaminações externas. Por isso, focar em uma atuação cada vez mais estratégica e próxima da realidade da empresa significará ganhos.

A capacitação das habilidades específicas tem como trunfo a motivação pessoal, visto que o funcionário não precisa sair da empresa para crescer, se fortalecer e aprender novas funções.

Trazer o colaborador para perto significa mostrá-lo modos de aplicar seus conhecimentos de acordo com os objetivos dos quais está inserido, ou seja, com uma atuação focada e estratégica. O treinamento é o suporte que ele precisa para colocar essas ferramentas em prática, aumentando, assim, o seu grau de satisfação e desempenho no trabalho.

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento nas empresas

Ter colaboradores capacitados, além de aumentar a produtividade e motivação, aumenta a aptidão,  trazendo ainda mais soluções e inovações no dia a dia da empresa. A qualificação de funcionários é a principal maneira de reter talentos: mais do que um salário chamativo e um ambiente agradável, ter base e recursos para a realização do seu trabalho é imprescindível.

Desta maneira, o treinamento e desenvolvimento nas empresas trazem benefícios para todos os envolvidos. O progresso curricular do colaborador é capaz de trazer resultados surpreendentes. 

Vale destacar que esta cultura de intensa valorização do funcionário é peça-chave no sucesso de uma empresa. Através da atualização e adequação às principais tendências de mercado, é possível manter uma equipe entusiasmada e produtiva.

O treinamento tem aspecto motivador com o objetivo de elevar a auto-estima e o bem-estar investindo na satisfação de cada um dos funcionários.

 As mudanças internas com a valorização do funcionário são a base para atender melhor os clientes, ampliar a atuação no mercado e otimizar os resultados financeiros.

Enquanto não houver uma motivação, seja ela financeira, profissional ou emocional, os funcionários não se sentirão diretamente ligados à esses projetos e o potencial explorado estará aquém do possível, presumindo a capacidade pessoal e o conhecimento à disposição dentro da empresa. Empresas nada mais são do que o resultado da atividade e do relacionamento entre funcionários e instituição.

Cinco Exemplos de como valorizar o seu funcionário 

Quem efetivamente gera os resultados que levam o seu negócio ao sucesso? O que cria um diferencial competitivo para a sua empresa? Se você pensou nos seus colaboradores, saiba que são exatamente eles os responsáveis por tudo isso, sendo extremamente valiosos para qualquer organização. 

Antes de continuarmos, fica a pergunta: como anda a valorização do funcionário na sua empresa?

É importante a valorização e reconhecimento dos resultados da sua equipe, mostrando a importância de cada um para seu negócio, se você não sabe como fazer isso, dá uma olhada nesses exemplos:

1 — Capacite seu time

Invista em treinamentos e cursos, fazendo isso, mostra que o funcionário é importante para que o negócio tenha sucesso, e isso gera sentimento de valorização e reconhecimento.

Porém, vá além disso, capacite cada membro da sua equipe, em áreas que eles mais se identificam, oferecendo cursos que poderão ser escolhidos livremente pelo colaborador, claro, dentro das condições financeiras para isso.

Por fim, auxílios para bancar cursos de graduação e pós-graduação também são ótimas formas de investir e reconhecer o time da sua empresa.

2 — Saiba quais são os desejos e interesses dos seus colaboradores

Outra forma de conseguir a valorização do seu funcionário, é saber quais são seus desejos e anseios, dentro e fora da empresa. Afinal, só assim é possível oferecer incentivos realmente alinhados às necessidades do time, potencializando seus resultados. 

Portanto, colha opinião sobre o quão valorizados e realizados eles se sentem em suas atuais posições dentro da empresa. Entenda o que cada um gostaria de receber para sentir-se parte daquilo que você tanto planejou. Crie estratégias para que os anseios e necessidades da maior parte da sua equipe sejam atendidos.

3 — Mostre que cada um tem sua importância

Quando você planejou estrategicamente sua empresa e como ela seria, você teve visão e sonhos, não é mesmo? Portanto, seria interessante mostrar a cada colaborador sua importância nesse aspecto. Mostre como cada funcionário gera influência nos resultados gerais da empresa, ressaltando a relevância do trabalho de cada um.

4 — Crie planos de carreira

Por fim, a possibilidade de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa é uma outra forma de valorização do time. Para isso, você pode criar um plano de carreira alinhado ao plano de sucessão. Converse com cada funcionário e entenda quais são os objetivos que eles visam dentro da empresa, dessa forma você terá uma visão mais ampla de como poderá ajudar no crescimento, tanto do funcionário quanto do seu empreendimento.

5 — Pense na diversidade

Todos gostamos de ser respeitados, e não importa qual nosso gênero, raça ou orientação sexual, isso deve ser extremamente fixado como algo de importante relevância. Não podemos deixar espaço para preconceitos ou bullying, não importa qual seja o cargo exercido dentro da empresa. Faça com que seu funcionário sinta-se abraçado e respeitado quando estiver, principalmente, dentro do seu negócio.

O que um funcionário satisfeito pode trazer de benefício para sua empresa?

Uma equipe de funcionários engajados contribui muito para a evolução da estrutura organizacional da companhia.

Dá só uma olhada:

Reduz a rotatividade de colaboradores na empresa.

Para qualquer empresa o alto nível de rotatividade é extremamente prejudicial, pois, o custo de precisar fazer a captação e o treinamento de novos colaboradores com frequência acaba sendo muito alto. 
Além disso, a troca constante de funcionários torna os processos mais lentos e a produtividade menor. Os empregados desejam permanecer em uma empresa em que sejam valorizados. 
Se a companhia oferecer uma experiência boa de trabalho, salário e benefícios garantidos e um ambiente de trabalho agradável, vai conseguir manter os colaboradores atuando na instituição por mais tempo, reduzindo, assim, custos com processos seletivos e de contratação.

Aumento da produtividade.

O funcionário desmotivado não se importa com os objetivos da empresa, tornando-se acomodado e não se esforçando para atingir metas de produção. Além disso, isso prejudica as atividades na hora de oferecer atendimento ou serviços de qualidade ao cliente. 
Quando um colaborador se sente relevante, percebendo que tem participação ativa nos processos da empresa, recebendo ofertas de benefícios se bater metas, e um ambiente em que ele possa evoluir, vai se esforçar mais e tornar os objetivos da companhia os seus também, consequentemente aumentando a produtividade.

Diminui a quantidade de faltas.

Colaboradores desmotivados tendem a ter alto índice de absenteísmo, seja por problemas de saúde ou por simplesmente não sentirem vontade comparecer. Além disso, quando a experiência de trabalho é ruim, é comum que colaboradores tenham problemas com estresse, o que causa outros problemas. 
Dias de trabalho com muitos funcionários ausentes causam prejuízos pela má distribuição das tarefas. Por isso, é recomendado incentivá-los a não faltar através de estratégias motivadoras, como benefícios para os empregados assíduos, programas de atividades físicas para melhorar a produtividade, além de ser preciso investir em um melhor controle de presença de funcionários.

Mesmo que você reconheça todos os benefícios de se manter seus funcionários satisfeitos e comprometidos com sua posição na empresa, essa pode não ser uma tarefa fácil. Mas fato é que manter as ações que estimulam o engajamento auxilia em melhorias contínuas, tanto para os profissionais quanto para as empresas como um todo.

Para que seu cliente sinta-se satisfeito, não se esqueça de quem faz a sua empresa ser o que ela é: seu funcionário.

Então, valorize-o.

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